Já imaginou como seria interessante comer e acelerar o metabolismo ao mesmo tempo, ou seja, aumentar a queima de gordura consumindo alimentos?
"Entenda como os alimentos termogênicos ajudam a emagrecer"
O que é um alimento termogênico?
Os alimentos termogênicos são aqueles que apresentam um maior nível de dificuldade em serem digeridos pelo organismo, fazendo com que esse consuma maior quantidade de energia e caloria para realizar a digestão. Todos os alimentos gastam energia para serem digeridos, ou seja, têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, aumentando a queima de gordura. Porém, existem alguns que se destacam mais que os outros, pois induzem o metabolismo a trabalhar com ritmo acelerado, gastando assim, mais calorias, sendo estes classificados como termogênicos.
Quais são?
Os alimentos termogênicos que se destacam são: pimenta vermelha, mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, laranja, kiwi, cafeína, guaraná, água gelada, linhaça, gorduras vegetais, gorduras de coco e produtos derivados de chocolate.
Em que quantidade devemos consumir ao dia para ter o efeito desejado?
Varia de acordo com cada alimento, por exemplo, o chá verde é indicado consumir três copos por dia, já o guaraná, 2g duas vezes ao dia. O vinagre de maçã é aconselhável uma colher de chá duas vezes ao dia. No caso do gengibre, um pedaço de 2cm três vezes ao dia.
Os alimentos termogênicos queimam gordura?
O chá verde é rico em polifenois, principalmente catequinas. Entre variedades de efeitos benéficos à saúde atribuídos ao consumo do chá verde, grande atenção tem sido focalizada no seu efeito na redução da gordura corporal.
Entre uma variedade de efeitos benéficos do chá verde, grande atenção tem sido dada à redução da gordura corporal. Evidências sugerem que o extrato do chá verde contendo 25% de GEGC (3-galato de epigalocatequina) possa reduzir o apetite e aumentar o catabolismo de gorduras. As doses de chá verde que surtem tais efeitos variam largamente, mas tipicamente ficam em torno de 3 copos por dia, equivalente a, aproximadamente, 240 a 320mg de polifenois. A redução de gordura corporal tem sido relatada como fator importante para a melhora do quadro de obesidade.
A pimenta vermelha, que pode ser facilmente incluída na dieta, possui uma substancia chamada capsaicina que ajuda na quebra da gordura e aumenta em até 20% a atividade metabólica ( o duro é conseguir comer 3 gramas dessa pimenta, que é a quantidade recomendada, sem sair fogo ” pelas ventas” né? ).
Uma colher de canela por dia aumenta o metabolismo basal, ajuda no emagrecimento e, de quebra, aumenta a nossa imunidade. Outro alimento fácil de encaixar na dieta é o gengibre, que aumenta o gasto calórico em até 20% e trás inúmeros benefícios para a saúde.
O chá verde ( que é vendido também em cápsulas AQUI) e o chá de hibisco aumentam a temperatura corporal, reduzem a absorção de açúcar, previnem doenças e ajudam na regulação do trânsito intestinal. Vamos começar a estocar os litros né?
Além dos alimentos termogênicos, alguns fitoterápicos como o citrus, o ômega 3 e a quitosana podem ajudar o organismo a trabalhar mais rápido.
Tem alguma receita com termogênicos?
Essa receita é de um suco desintoxicante com termogênicos que equilibram o metabolismo. Bata na centrífuga três cenouras sem casca, duas maçãs sem casca, um pedaço pequeno de gengibre, uma folha de couve, um punhado de hortelã e um talo de salsão, e beba em jejum pela manhã. A mistura serve para acalmar o fígado e faz o organismo como um todo funcionar melhor.
Fonte: Gazeta Online
E.Porfirio-Treinador H+ Assessoria & Consultoria Esportiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário